COMPETIÇÃO EDUCACIONAL MECA BRASIL 2020

Tema: Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil

Tema: Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil

Abertura do recebimento dos projetos em:

COMPETIÇÃO EDUCACIONAL MECA BRASIL 2020

Tema: Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil

COMPETIÇÃO EDUCACIONAL MECA BRASIL 2020

MECA Brasil 2020

Tema: Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil

Em uma iniciativa inédita no país, a divisão de Automação Industrial da Mitsubishi Electric do Brasil traz ao país a versão local da MECA (Mission, Execution, Communication & Achievement), uma competição entre instituições de ensino superior e técnico das áreas de Engenharia, Automação Industrial e correlatas, na qual equipes de estudantes participam através de projetos com aplicações criativas e inovadoras utilizando os produtos da companhia em seu funcionamento.

Robot Contest Logo Vert

Os principais objetivos da competição são:

  • Estimular a prática dos estudantes através de aplicações que tragam soluções que podem ser utilizadas em situações reais da Indústria e no mercado em geral;
  • Incentivar o espírito coletivo, competitivo e disciplinar dos estudantes, preparando-os à realidade do mercado de trabalho;
  • Disseminar a qualidade e uso dos componentes de Automação Industrial da Mitsubishi Electric, despertando a utilização dos mesmos no processo de inovação da Indústria brasileira;
  • Recompensar estudantes e instituições de ensino com produtos, conhecimento e prêmios.

Nesta primeira edição no Brasil, a competição contará apenas com a participação de instituições de ensino convidadas (veja lista). As mesmas irão enviar através de seus coordenadores um projeto sob o tema ‘Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil’ de acordo com o regulamento da competição.

Os projetos selecionados pelo Comitê Organizador terão cerca de 5 meses para saírem do papel. Os protótipos serão devidamente apresentados e avaliados em evento no Novotel Center Norte, em data a ser definida, onde haverá a premiação dos melhores.

Passo a Passo

1. Os coordenadores das instituições de ensino convidadas devem promover a competição e selecionar um único projeto que representará a respectiva instituição, seguindo as normas do regulamento da competição.

2. Nessa primeira fase os projetos deverão ser elaborados seguindo o template oficial (disponível para download aqui).

3. O envio dos projetos será online neste mesmo website, à partir do dia 03/03/2020 e só poderá ser efetuado pelos coordenadores que utilizarão login e senha exclusivos.

4. Após o recebimento e avaliação dos projetos, serão anunciados os projetos selecionados pelo Comitê Organizador. Estes projetos seguirão para a próxima fase, que consiste na construção dos protótipos.

5. Logo após o anuncio dos projetos selecionados, a Mitsubishi Electric irá entregar os conjuntos de produtos que foram selecionados por cada uma das equipes, para que possam começar o desenvolvimento.

6. Até o evento da competição final que acontecerá no Novotel Center Norte em São Paulo, haverá sessões de atendimento técnico remotas às equipes.

7. Informações detalhadas estão no regulamento da competição

As datas foram suspensas devido à Pandemia do COVID-19. As mesmas serão divulgadas assim que forem definidas pelo comitê de avaliação da competição, de acordo com as regras e orientações governamentais da retomada física das rotinas estudantis, assim como de eventos presenciais.

Logo_ME_Changes2

Sobre a Mitsubishi Electric​

Com quase 100 anos de existência, a Mitsubishi Electric Corporation é reconhecida como líder mundial na fabricação, comercialização e vendas de equipamentos elétricos e eletrônicos utilizados em Sistemas elétricos e de energia, Automação industrial, Sistemas de informação e comunicação, Dispositivos eletrônicos, Sistemas de transporte e Aparelhos domésticos. Com o princípio corporativo de contribuir com a criação de uma sociedade próspera, a companhia está presente em mais de 40 países ao redor do mundo, totalizando mais de 140 mil colaboradores. A empresa registrou receita de mais de US$ 41,4 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2019.

No Brasil desde 1975, a Mitsubishi Electric do Brasil reflete os valores globais da companhia, atuando nas áreas de: Automação Industrial e CNC, Sistemas de Ar Condicionado, Automação de Processos, Equipamentos Automotivos, Sistemas de Visualização e Sistemas de Transporte.

Calendário

03/03/2020Início do recebimento dos projetos no site
À definirEncerramento do recebimento de projetos
À definirDivulgação dos projetos selecionados na sessão “PROJETOS CLASSIFICADOS” do site
À definirApresentação padrão às equipes selecionadas
À definirEntrega dos produtos Mitsubishi Electric selecionados pelos projetos classificados
À definirSessões remotas de atendimento técnico
À definirSessões remotas de atendimento técnico
À definirSessões remotas de atendimento técnico
À definirReporte dos projetos por parte das equipes
À definirCompetição e Premiação no Novotel Center Norte, em São Paulo

Regulamento da competição

Comitê Organizador

O Comitê Organizador do MECA Brasil 2020 é composto pelos profissionais a seguir. Os mesmos são os responsáveis pela seleção dos melhores projetos da primeira fase, assim como, a avaliação e escolha dos vencedores na competição final.

Hélio Sugimura

Gerente de Marketing
Mitsubishi Electric

Thiago Turcato

Coordenador de Suporte Técnico
Mitsubishi Electric

Valmir Trindade

Coordenador Comercial Canal Distribuição
Mitsubishi Electric

Marcelo Dutra

Controller Contábil & Financeiro
Mitsubishi Electric

Prêmios

A Mitsubishi Electric irá premiar os melhores projetos de acordo com critérios de avaliação do Comitê Organizador. Os prêmios são:

  • 1 Conjunto de Robô Industrial Melfa, 6 eixos, raio de alcance de 504mm, 2kg de capacidade, acompanhado de módulos de E/S, software de programação e terminal de programação touch screen. para a instituição de ensino do melhor projeto de ensino técnico
  • 1 Conjunto de Robô Industrial Melfa, 6 eixos, raio de alcance de 504mm, 2kg de capacidade, acompanhado de módulos de E/S, software de programação e terminal de programação touch screen. para a instituição de ensino do melhor projeto de ensino superior
  • 1 notebook e uma mochila para cada um dos 3 estudantes do melhor projeto entre as instituições de ensino técnico
  • 1 notebook e uma mochila para cada um dos 3 estudantes do melhor projeto entre as instituições de ensino superior
  • 1 vaga de estágio de férias de 3 meses na Mitsubishi Electric do Brasil (Barueri) a ser realizado em 2021 para cada um dos alunos das equipes vencedoras.

Robô industrial (imagem meramente ilustrativa)

Notebook + mochila (imagem meramente ilustrativa)

FAQ

Na primeira fase, cada instituição de ensino convidada deverá selecionar internamente um único projeto que será submetido através do site da competição a partir de 03 de março. Os projetos serão avaliados pelo comitê organizador, que irá anunciar os que seguirão para a próxima fase, de construção dos protótipos.

A partir desse anúncio, as equipes terão cerca de cinco meses para tirarem os projetos do papel, apresentando os protótipos em evento final que será realizado em São Paulo, onde os projetos serão avaliados pelo comitê organizador, seguido da cerimônia de premiação

A primeira edição da MECA Brasil contará com a participação apenas de instituições de ensino convidadas. A responsabilidade de envio dos projetos é exclusiva dessas instituições e seus coordenadores. Ou seja, os mesmos farão a seleção interna e envio de um único projeto que representará a instituição de ensino.

Os estudantes devem estar devidamente matriculados em uma das instituições convidadas com o curso em andamento quando da etapa final. Ou seja, não será permitida a participação de estudantes que se formem na metade de 2020.

Lista das instituições de ensino convidadas e seus coordenadores: LISTA

Caso sua instituição não esteja na lista, solicite ao coordenador da mesma, que envie um e-mail para: meca@mitsubishielectric.com.br, solicitando a participação.

Os projetos serão avaliados e selecionados pelo Comitê Organizador, sendo que competirão de forma separada, entre ensino superior e ensino técnico. 

Os critérios de avaliação para a seleção dos projetos que participarão da competição estão no template padrão dos projetos: Template

Não, todas as despesas na elaboração do projeto, assim como, na logística do mesmo e dos integrantes das equipes é de responsabilidade total da instituição de ensino

O canal de contato geral da competição MECA é o e-mail meca@mitsubishielectric.com.br, o qual pode ser utilizado tanto para dúvidas técnicas como para dúvidas gerais sobre a competição. O prazo máximo de resposta será de 7 dias.

Não, as equipes devem ser formadas exclusivamente por alunos do mesmo nível de ensino, ou graduação ou técnico. Pois será premiado o melhor projeto de cada nível. Não é permitida a participação de alunos de pós-graduação, mestrado e (ou) doutorado.

As equipes podem contar com estudantes de diferentes cursos, anos e períodos. Porém não será permitida a alteração da equipe após o envio do projeto.

O processo de formação das equipes (com 3 estudantes e um professor orientador) é de responsabilidade das instituições de ensino participantes.

Da lista de produtos Mitsubishi Electric, o projeto deverá incluir no mínimo 3 (três) diferentes e no máximo 7 (sete) conjuntos (entre Software Supervisório, PLC, IHM, Servo, Inversor e Produtos de baixa tensão). Veja a Lista

Não. Os produtos selecionados através da lista disponível neste site ficarão em definitivo para as respectivas instituições de ensino, sob a condição de doação.

Sim, desde que não sejam PLC, IHM, Inversor de Frequência, Servo Acionamento e Componente de baixa tensão. Além disso, esses produtos deverão ter sua marca obstruída nos dias da competição final.

Não. Os únicos produtos da Mitsubishi Electric que poderão ser utilizados no projeto são aqueles que constam nos conjuntos selecionados pelo respectivo projeto. Evitando assim qualquer vantagem àquelas instituições que já possuem produtos Mitsubishi Electric. 

Contato